Dygran Contabilidade
Dygran Contabilidade
Home Empresa Downloads Legislação Notícias Links Tabelas Consultas Agenda Serviços Fotos Contato
Cadastre-se Suporte Online


21/11/2014
Receita Federal envia cartas a contribuintes que precisam retificar declaração



A Receita Federal, no Paraná e em Santa Catarina, enviará até a próxima sexta-feira (21), correspondências aos contribuintes que correm o risco de cair na malha fina por terem esquecido de declarar um rendimento ou cometido algum erro durante a declaração do Imposto de Renda do exercício de 2013.

No Paraná, estão sendo enviadas 27 mil correspondências e em Santa Catarina mais 17,5 mil.

O “Projeto Cartas”, como foi batizado pela Receita Federal, já foi adotado em Minas Gerais no ano passado. A intenção, segundo o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Luís Horn, é facilitar a comunicação do contribuinte com a Receita.

“Não podemos dizer que há contribuintes em malha fina até o dia 31 de dezembro, mas que há contribuintes com pendências nas declarações. A carta orienta o contribuinte a como proceder para regularizar sua declaração com uma retificação que pode ser feita na internet, sem que ele precise ir até o prédio da Receita ou enviar algum documento”, explica Horn.

O primeiro lote de correspondências foi postado de 10 a 14 deste mês o segundo, será encaminhado de 17 a 21 de novembro. As correspondências – sem registro de AR (Aviso de Recebimento) – são encaminhadas ao endereço residencial registrado na Receita. O delegado lembra que, em nenhuma situação, a Receita Federal manda e-mails aos contribuintes.

Declarações pendentes
O Paraná tem 52,6 mil declarações pendentes, nas quais os contribuintes podem cair na malha fina. Conforme Horn, apenas 27 mil correspondências serão enviadas pelo projeto porque as demais têm pendências que não podem ser solucionadas pela internet.

“São casos, por exemplo, de pessoas que precisam entregar um recibo de um serviço odontológico”, justifica. A retificação online, lembra o delegado, pode ser feita tanto pelo próprio contribuinte quanto pelo seu contador.

Confira abaixo os números de cartas enviadas por regional da Receita Federal:
Curitiba – 14.557 cartas
Londrina – 3.270 cartas
Cascavel – 2.327 cartas
Ponta Grossa – 2.469 cartas
Maringá – 3.400 cartas
Foz do Iguaçu – 981 cartas

Fonte: Gazeta do Povo – PR

 

 

 

 

 

 

© 2008 Dygran Contabilidade. Todos os direitos reservados. - Fone: (44) 3031-6900 - E-mail: contabilidade@dygran.com.br
Endereço:
Av Nildo Ribeiro da Rocha, 1295 - Gleba Ribeirão Pingüim - CEP 87.005-160 - Maringá – PR